quinta-feira, 25 de julho de 2013

Discurso de Evo Morales na Comunidade Europeia

Exposição do Presidente Evo Morales ante a reunião de Chefes de Estado da Comunidade Europeia
Quem deve a quem? Genial discurso de Evo Morales escondido pela mídia
Quem deve a quem? Genial discurso de Evo Morales escondido pela mídia
Com linguagem simples, que era transmitida em tradução simultânea a mais de uma centena de Chefes de Estado e dignitários da Comunidade Européia, o Presidente Evo Morales conseguiu inquietar sua audiência quando disse:
Aqui eu, Evo Morales, vim encontrar aqueles que participam da reunião.
Aqui eu, descendente dos que povoaram a América há quarenta mil anos, vim encontrar os que a encontraram há somente quinhentos anos.
Aqui pois, nos encontramos todos. Sabemos o que somos, e é o bastante. Nunca pretendemos outra coisa.
O irmão aduaneiro europeu me pede papel escrito com visto para poder descobrir aos que me descobriram. O irmão usurário europeu me pede o pagamento de uma dívida contraída por Judas, a quem nunca autorizei a vender-me.
O irmão rábula europeu me explica que toda dívida se paga com bens ainda que seja vendendo seres humanos e países inteiros sem pedir-lhes consentimento. Eu os vou descobrindo. Também posso reclamarpagamentos e também posso reclamar juros. Consta no Archivo de Indias, papel sobre papel, recibo sobre recibo e assinatura sobre assinatura, que somente entre os anos 1503 e 1660 chegaram a San Lucas de Barrameda 185 mil quilos de ouro e 16 milhões de quilos de prata provenientes da América.continuar lendo...ica-a-verdadeira-divida-externa/

sábado, 11 de maio de 2013

CIPLOM 2013 - BUENOS AIRES

As equipes de professores/as e alunas da Faculdade de Letras/UFG e da Faculdad de Lenguas/UNC participam de mesas no II CIPLOM, em Buenos Aires, e despertam nos/as professores/as argentinos/as novas reflexões sobre a necessidade de repensar as políticas linguísticas no âmbito do projeto de integração econômica do MERCOSUL.